O concreto pode ser o material de construção perfeito - resistente, à prova de fogo, um bom isolante e duradouro. O Coliseu Romano e o Panteão, ambos construídos há cerca de 2.000 anos, ainda atraem turistas que se maravilham com a sobrevivência desses edifícios de concreto. E, no entanto, mesmo o concreto pode sucumbir às ervas daninhas agressivas.
Noções básicas de concreto
Os termos "concreto" e "cimento" são frequentemente usados incorretamente para se referir ao mesmo material. No entanto, o cimento é na verdade um ingrediente do concreto. O cimento é um pó fino, tipicamente composto de argila moída e calcário, que quando misturado com água cria uma pasta forte. A pasta liga uma mistura de areia e cascalho ou brita, e o material resultante é concreto – duro, sólido, confiável, capaz de durar milênios.
As ervas daninhas podem contribuir para a deterioração do concreto
Como qualquer coisa exposta aos elementos, o concreto está sujeito a tensões ambientais. Frio e calor extremos causam expansão e contração, enfraquecendo gradualmente o material. Terremotos e movimentos mais sutis do solo introduzem rachaduras e rupturas nas estruturas de concreto. A chuva ácida pode criar rachaduras e buracos. Uma vez que uma rachadura ou ruptura apareceu no concreto, as ervas daninhas estão logo atrás. Eles florescem em solo pobre e crescem rapidamente, empurrando o concreto enfraquecido e causando mais rachaduras e rachaduras – o que abre espaço para mais ervas daninhas. Se não for controlada, uma população florescente de ervas daninhas pode destruir calçadas, calçadas, estradas e prédios.
O knotweed japonês é particularmente invasivo
Uma erva invasora, o knotweed japonês (Fallopia japonica), pode realmente crescer através do concreto. Pode se reproduzir a partir de pedaços parciais de raízes e pequenos fragmentos de caule. Esta planta é um problema em partes da Europa, Canadá, Europa e Nova Zelândia. Programas de erradicação estão em andamento em todas as áreas afetadas.
Veja uma erva daninha, puxe uma erva daninha
Mantenha o concreto em boa forma sendo implacável no controle de ervas daninhas. Examine potenciais áreas problemáticas pelo menos uma vez por semana. Retire as ervas daninhas antes que elas tenham a chance de florescer e plantar sementes. Descarte todos os fragmentos de ervas daninhas para que eles não tenham uma segunda chance de arruinar o concreto.