Quer as use como plantas de fronteira ou de fundo, em plantações em massa ou como sebe, as azaléias (Rhododendron spp.) podem iluminar o seu jardim. Com mais de 3.000 cultivares que crescem de 1 a 12 metros de altura, as azáleas prosperam em jardins nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA de 4 a 9, desde que você dê às plantas um bom começo e cuide adequadamente.
Fornecer uma boa base
As azaléias instaladas em solo com pH superior a 6,0 crescem mal e são propensas a doenças e infestações de insetos. O solo ideal para azáleas tem uma faixa de pH aproximada entre 4,6 e 6,0. Faça com que o Serviço de Extensão do Condado teste seu solo para determinar seu pH. Você pode ter que incorporar cal ou enxofre nos 18 centímetros superiores do solo para aumentar ou diminuir o pH. As azáleas requerem solo bem drenado, pois não toleram raízes molhadas. Trabalhar turfa no solo promove a drenagem, ou você pode cultivar as plantas em um canteiro elevado de 8 a 31 cm de altura.
Plante azáleas corretamente
Dependendo da cultivar, as azáleas toleram condições que variam de sombra profunda a pleno sol. A maioria das azáleas se dá bem em uma área parcialmente sombreada, onde são protegidas do sol da tarde. Uma área onde o sol é filtrado pelas copas das árvores é o ideal. Cave um buraco que seja largo o suficiente para caber o torrão e profundo o suficiente para que o topo do torrão fique 5 centímetros mais alto que o solo ao redor. Firme o solo ao redor do torrão. Se você estiver cultivando várias azaléias, coloque as plantas a pelo menos 3 a 4 metros de distância.
Regue e cubra suas plantas
As azaleias não são tolerantes à seca e precisam de solo consistentemente úmido. Cerca de 2,50 cm de água a cada sete a 10 dias é suficiente. Regue as plantas lenta e profundamente e ajuste a rega após a chuva. Monitore suas plantas, porque se elas mostrarem sinais de murcha ou se as folhas começarem a cair, pode ser necessário regá-las mais ou borrifá-las com água para aumentar a umidade. Espalhe cerca de 8 centímetros de cobertura morta, como agulhas de pinheiro, lascas de madeira ou madeira e mofo de madeira de pinheiro ou carvalho, no solo ao redor das plantas para conservar a umidade, reduzir o escoamento de água e evitar ervas daninhas. Não permita que o mulch toque os caules das plantas.
Adubar e podar suas plantas
Na ausência de um teste de solo, fertilize as plantas no início da primavera e novamente depois que elas florescerem no início do verão. Use um fertilizante à base de ácido na proporção de 2 a 2 kg por 100 m2 ou um fertilizante formulado especificamente para azáleas na quantidade indicada na embalagem. Alternativamente, aplique de 0,25 a 0,5 xícara de fertilizante granulado de azaléia a cerca de 1 metro da base de cada planta. A poda das azáleas é melhor feita após a conclusão da floração da primavera, porque elas criam seus botões durante o outono. Use podadores manuais que foram higienizados em uma mistura de 1 parte de alvejante doméstico para 9 partes de água e corte até um terço de cada planta.