As folhas de chá são boas para rosas?

Regue regularmente com chá preparado a partir de folhas gastas ou chá de compostagem feito embebendo folhas
Regue regularmente com chá preparado a partir de folhas gastas ou chá de compostagem feito embebendo folhas de chá e outros resíduos orgânicos domésticos na água.

Os humanos há muito cultivam rosas (Rosa spp.) e bebem chá feito das folhas curadas de uma espécie de camélia (Camellia sinensis). Em algum momento, os jardineiros começaram a usar suas folhas de chá para fertilizar ou cobrir seus arbustos de rosas. As folhas de chá não contêm nenhum composto que prejudique as rosas e alguns componentes do chá podem trazer benefícios às plantas.

Nutrientes de rosas

As rosas gostam de solo levemente ácido, prosperando em um nível de pH de cerca de 6,5. As folhas de chá contêm taninos, que são ácidos, então podem adicionar uma pequena quantidade de acidez ao solo em que as rosas são cultivadas. Isso pode ser especialmente útil em áreas onde o solo é ligeiramente alcalino. Folhas de chá e borra de café também contêm pequenas quantidades de nitrogênio, que é necessário para rosas e todas as plantas para o crescimento vigoroso de caules e folhagens. As rosas têm uma necessidade extra de nitrogênio na primavera, quando o crescimento das novas plantas está em seu estágio mais ativo.

Usando folhas de chá

As folhas de chá não contêm nenhum composto que prejudique as rosas
As folhas de chá não contêm nenhum composto que prejudique as rosas e alguns componentes do chá podem trazer benefícios às plantas.

As folhas de chá, com seu teor de nitrogênio e tanino, podem ser usadas de várias maneiras para fertilizar as plantas. As folhas podem ser combinadas com outros materiais orgânicos em composto, deixadas para degradar e depois usadas como aditivo do solo ao plantar rosas ou como cobertura ao redor das plantas. As folhas gastas, dentro ou fora de saquinhos de chá, podem ser embebidas em água por várias horas e o resultado final usado para regar as plantas regularmente. As folhas de chá também podem ser removidas de saquinhos ou infusores, colocadas no solo ao redor das rosas e arranhadas com um garfo de jardim.

Rosas em contêineres

As rosas, como todas as outras plantas cultivadas em recipientes, perdem nutrientes mais rapidamente do que os mesmos espécimes cultivados no solo. Ao plantar rosas em recipientes, você pode posicionar vários saquinhos de chá gastos sobre os orifícios de drenagem. Os sacos absorverão água, permitindo que a planta tenha mais tempo para absorver água. Quando a planta absorve a água retida, ela conterá nitrogênio e taninos das folhas de chá para ajudar a aumentar a acidez da mistura de envasamento para todos os fins. Regue regularmente com chá preparado a partir de folhas gastas ou chá de compostagem feito embebendo folhas de chá e outros resíduos orgânicos domésticos na água.

Considerações

Provavelmente os melhores fertilizantes para roseiras cultivadas no solo ou em recipientes são misturas orgânicas comerciais formuladas especificamente para roseiras. Esses fertilizantes são alimentos completos, fornecendo todos os nutrientes que as rosas precisam. Folhas de chá ou infusões feitas de folhas gastas são um bom complemento para fertilizantes mais completos, mas não são um substituto eficaz. As folhas tornam-se mais eficazes quando misturadas com outros resíduos orgânicos e cinzas de madeira, que contêm níveis de potássio necessários para uma boa saúde das rosas.