Os hábitos alimentares podem afetar o meio ambiente?

Mudar seus hábitos alimentares pode se mostrar uma das formas mais eficazes de ajudar a preservar o meio
Assim, mudar seus hábitos alimentares pode se mostrar uma das formas mais eficazes de ajudar a preservar o meio ambiente.

Suas escolhas alimentares diárias impactam muito o meio ambiente. Assim, mudar seus hábitos alimentares pode se mostrar uma das formas mais eficazes de ajudar a preservar o meio ambiente. Felizmente, as escolhas que beneficiam o meio ambiente também o mantêm mais saudável, deixando-o com uma grande variedade de alimentos deliciosos para escolher.

Tipo de comida

A carne tem um impacto ambiental significativo, pois a criação de animais requer muito mais terra e recursos do que a criação de vegetais, em termos dos alimentos que os animais comem, bem como da água que os animais e seus alimentos consomem. A criação de gado levou à destruição substancial da Floresta Amazônica, bem como das pradarias dos EUA, como diz o Worldwatch Institute (ver Referências 2). Comer principalmente alimentos à base de vegetais em vez de carnes reduz muito seu impacto no meio ambiente. A piscicultura pode ser bastante sustentável quando envolve peixes que estão abaixo da cadeia alimentar, como tilápias e mariscos (ver Referências 3).

O controle da parcela

Reduzir o desperdício de alimentos também reduz o impacto ambiental de seus hábitos alimentares. A EPA chama a quantidade de alimentos desperdiçados pelos europeus de "impressionante", observando que os europeus jogaram 33 milhões de toneladas de resíduos alimentares em aterros sanitários em 2010. Esse desperdício alimentar representou 14% de todo o fluxo de resíduos sólidos urbanos naquele ano. Planejar as refeições estrategicamente ajudará você a reduzir seu próprio desperdício de alimentos. Em outras palavras, compre apenas o que você usará para as refeições específicas que planejou e coma as sobras no almoço. Em vez de ir ao supermercado para procurar ideias para o jantar, olhe em sua cozinha e considere quais refeições você pode fazer com o que já tem (ver Referências 4).

Transporte

Reduzir o desperdício de alimentos também reduz o impacto ambiental de seus hábitos alimentares
Reduzir o desperdício de alimentos também reduz o impacto ambiental de seus hábitos alimentares.

A globalização tornou possível encontrar alimentos do exterior em seu supermercado todos os dias, mas isso vem com custos ambientais substanciais. O transporte de alimentos de grandes fazendas em todo o país, em vez de comprar alimentos de agricultores locais, também prejudica o meio ambiente. Comer localmente reduz sua pegada de carbono, minimizando as emissões do transporte. Isso pode significar desistir de frutas exóticas ou comê-las com mais moderação (ver Referências 2). Comer sazonalmente – permitindo que sua dieta flutue com base no que cresce em sua área durante cada estação em particular – é um componente essencial da alimentação local.

Poluentes agrícolas

O escoamento agrícola prejudica a qualidade da água e os ecossistemas. No entanto, comer alimentos orgânicos reduz a quantidade de produtos químicos que viajam para o ecossistema e o abastecimento de água da agricultura. Agricultores que usam técnicas integradas de manejo de pragas em vez de pulverizar pesticidas e herbicidas mantêm os ambientes mais seguros enquanto protegem sua saúde, como diz a EPA. Da mesma forma, os agricultores que administram cuidadosamente suas correções de nutrientes e uso da água protegem o meio ambiente do escoamento de nutrientes que polui os ecossistemas (ver Referências 5). Perguntar a fornecedores em um mercado de agricultores locais sobre suas práticas pode ajudá-lo a determinar se você está comprando alimentos de produtores responsáveis.

Disposição

Compostar restos de comida em vez de jogá-los no lixo também ajuda o meio ambiente. Adube seus restos de vegetais para que eles se tornem material útil em vez de lixo.