A semente iniciada em casa permite escolher entre uma variedade maior de tomates, pois muitos tipos estão disponíveis apenas como sementes. Os tomates requerem temperaturas quentes para germinar e produzir um crescimento inicial saudável, e as condições da primavera ao ar livre geralmente não são adequadas. Esperar para iniciar as sementes ao ar livre no final do verão encurta a estação de crescimento, de modo que as plantas podem não amadurecer a tempo de produzir frutos. Iniciar as sementes dentro de casa dá-lhe um salto inicial na estação de crescimento e permite que você forneça o ambiente certo para o crescimento ideal das mudas.
1
Encha vasos de mudas de 7,60 cm de diâmetro com mistura de envasamento umedecida. Coloque os vasos dentro de uma bandeja para pegar qualquer umidade que escorrer durante a rega.
2
Semear duas sementes por vaso. Cubra as sementes com um quarto de polegada de solo. Coloque a bandeja e os potes dentro de um saco plástico transparente e feche-o; o saco retém a umidade para que as sementes não precisem ser regadas até que germinem.
3

Coloque os vasos ensacados em um local de 75 a 80 graus Fahrenheit para germinar, o que pode levar até 14 dias. Os tomates não precisam de luz para brotar.
4
Remova o saco plástico assim que os primeiros brotos surgirem. Coloque a bandeja de mudas em um local que receba pelo menos seis horas de luz solar direta diariamente. Alternativamente, coloque a bandeja sob uma lâmpada fluorescente e deixe a luz acesa por 12 a 14 horas por dia. Coloque a luz 15 centímetros acima do topo das mudas.
5
Regue as mudas quando a superfície do solo estiver seca e evite molhar a folhagem ao regar. Remova as mudas mais fracas de cada vaso assim que a muda mais forte crescer seu segundo conjunto de folhas, de modo que apenas uma muda permaneça por vaso.
Pontas
- Transplante as mudas de tomate para o canteiro quando elas tiverem seis a oito semanas de idade e o perigo de geada já tiver passado. Os tomates requerem uma temperatura média acima de 18°C para crescer bem.