Você pode usar as cinzas produzidas a partir de incêndios de madeira como uma correção benéfica ao seu solo quando você a mistura com cobertura morta. A cinza de madeira é uma fonte natural de potássio, um dos três principais nutrientes que as plantas precisam, e é útil para reduzir a acidez do solo. Ele também contém vários outros nutrientes vitais para o crescimento das plantas e, quando aplicado corretamente ao solo como parte de sua cobertura, pode melhorar as condições do solo e a saúde das plantas.
Cinza de madeira como corretivo do solo
As cinzas de madeira natural não tratada vêm de material vegetal e contêm muitos dos 13 nutrientes essenciais que as plantas derivam do solo para o crescimento. As cinzas de madeira também contêm carbonatos e óxidos que ajudam a aumentar o pH do solo, o que ajuda a neutralizar solos ácidos. O valor nutritivo real das cinzas de madeira depende do tipo de madeira queimada. As cinzas de madeira não devem ser misturadas na cobertura que é aplicada a mirtilos, framboesas, rododendros, rosas ou outras plantas que requerem um solo ácido.
Ph do solo
Quando você usa cinzas em composto ou com cobertura morta, torna o solo alcalino. Muitos vegetais e frutas, e alguns ornamentais preferem solos levemente ácidos, portanto, usar cinzas de madeira com cobertura morta nessas plantas causaria problemas. Teste seu solo antes de usar cinzas de madeira para verificar o nível de pH e não permita que ele suba acima de um pH de 7,5. Se o seu solo já estiver próximo desse nível de pH, não use cinzas de madeira. Kits de teste de solo estão disponíveis na maioria dos centros de jardinagem e você deve usá-los periodicamente ao longo do ano para monitorar as mudanças nos níveis de pH do solo.
Misturando cinzas em composto

Se você fizer o mulch com composto, misture cinzas de madeira na pilha à medida que a constrói, para que as cinzas possam adicionar nutrientes durante a compostagem. Isso torna os nutrientes disponíveis quando você mulch suas plantas. Polvilhe cerca de 2 xícaras de cinzas em uma camada uniforme a cada 6 a 20 centímetros de composto. Certifique-se de que as cinzas não constituam mais de 5% de sua pilha total de compostagem. Em uma pilha devidamente misturada, você não pode diferenciar a cinza de madeira do composto.
Aplicação direta
Se você estiver aplicando cinzas de madeira diretamente no solo ou misturando-as em camadas de cobertura existentes, é melhor fazê-lo no inverno para que os compostos nas cinzas que podem queimar as plantas tenham tempo de reagir com o solo. Peneire as cinzas de madeira por uma peneira antes da aplicação para remover os detritos. Aplicar a uma taxa de 1 kg por cem m2, varrendo ou cavando bem as cinzas no solo. Regue o solo após a aplicação.
Dicas de aplicação e manuseio
Use roupas de proteção, como óculos de segurança, luvas e uma máscara contra poeira ao aplicar cinzas de madeira em seu composto ou solo. Não espalhe cinzas ao vento e nunca use cinzas ainda quentes. Certifique-se de que esfriou completamente antes de misturá-lo com cobertura morta ou solo. Sempre misture a cinza no solo - não a aplique em grandes aglomerados ou pilhas. Quando as cinzas ficam concentradas, o sal das cinzas pode penetrar no solo e prejudicar suas plantas. Se você estiver aplicando fertilizante de nitrogênio, não o use ao mesmo tempo em que estiver fazendo o mulching. O nitrogênio é perdido quando misturado com material de alto pH, como cinzas de madeira, tornando inútil a aplicação de fertilizantes. Espere cerca de um mês após a aplicação de cinzas de madeira para aplicar fertilizante de nitrogênio. Não use cinzas geradas pela queima de lixo, papelão ou carvão, ou de madeira que tenha sido tratada com produtos químicos.
Referências
- Sociedade real de horticultura: cinzas de madeira: usando no jardim
- Extensão universitária do estado da Pensilvânia: manejo do solo em paisagens de casas e jardins
- Extensão universitária do estado de Oregon: tenha cuidado com cinzas de madeira em seu gramado e jardim
- BC living: usando cinzas de madeira no jardim