Arborvitaes orientais, árvores perenes e arbustos com casca marrom-avermelhada e folhagem escamosa, crescem nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA de 6 a 11. Arborvitaes às vezes começam a se inclinar por causa de ventos fortes ou porque foram plantadas incorretamente. Estacar essas árvores é uma maneira de corrigir com sucesso sua inclinação.
Tempo
Consertar uma arborvitae inclinada envolve o reposicionamento do torrão, o que causará alguns danos às raízes. As raízes precisarão de tempo para se restabelecer antes que a árvore fique dormente durante o inverno. Por esta razão, estaque arborvitaes inclinadas no final do verão ou início do outono, pelo menos seis semanas antes da primeira data de geada. Corrija a magra dois a três dias após uma rega completa para danos mínimos às raízes. O solo é mais trabalhável quando úmido e permitirá mais elasticidade quando as raízes estiverem sendo ajustadas.
Estacas de plantio

O primeiro passo para corrigir uma arborvitae inclinada é fornecer algum tipo de suporte para ancorá-la no lugar. Os suportes precisam ser resistentes e capazes de manter a árvore no lugar por pelo menos um ano. Estacas de madeira ou metal contendo entalhes de 2 a 10 centímetros do topo para segurar os fios funcionam bem. Escolha estacas que tenham dois terços da altura da árvore, mais 18 a 91 centímetros de comprimento para plantar no solo. Posicione três estacas uniformemente ao redor da arborvitae, com uma estaca no lado oposto da direção da inclinação. Plante as estacas do lado de fora do perímetro da raiz, afastando-se da árvore em um ângulo de 45 graus
Libertando as raízes
Libertar as raízes antes de reposicionar a árvore é um passo crucial no processo de estaqueamento. Se você puxar a arborvitae para uma posição vertical antes de soltar as raízes, a quebra seria mais grave e poderia ser prejudicial para a árvore. Meça o diâmetro do tronco da arborvitae. Cave um círculo ao redor do tronco com 25 centímetros de largura para cada centímetro de diâmetro. Cave pelo menos 2 metros de profundidade para ficar sob o sistema radicular. Para árvores pequenas, puxe o tronco para a posição vertical com a mão. Para arborvitaes maiores, enrole um pedaço de estofamento grosso ao redor do tronco primeiro, depois enrole uma corda resistente sobre o estofamento. Prenda a outra extremidade da corda em um caminhão e puxe lentamente para frente até que a árvore se endireite.
Caracterização adequada
Guying é o processo de prender a árvore às estacas com linhas. Métodos e materiais adequados de escoramento impedirão o anelamento do tronco ou a remoção da casca na árvore. Corte tiras de 1,5 a 5,10 cm de um material plano e pesado, como lona. Enrole uma das tiras ao redor da árvore, dois terços do caminho até o tronco. Amarre uma ponta de um pedaço de varal nas duas pontas da tira. Estique o varal até a estaca e enrole a ponta solta ao redor do entalhe, amarrando-o no lugar. Repita esse processo mais duas vezes até que a árvore esteja presa às três estacas.