A alface (Lactuca sativa) é uma cultura anual de estação fria que produz folhas macias a crocantes que crescem em torno de um talo. Preferida em saladas, servida em sanduíches e wraps, a alface tem um sabor agradável e suave que complementa muitos sabores diferentes. É desencorajador quando você colhe alface de seu jardim com sabor amargo ou azedo. Felizmente, as causas da alface amarga são fáceis de identificar e remediar. Você também pode resgatar folhas amargas com armazenamento adequado após a colheita.
Evite clima quente
Como uma cultura de estação fria, a alface cresce e prospera em temperaturas entre 60 e 21°C. Temperaturas nos anos 80 ou 90 levam a um crescimento atrofiado e ao aparafusamento de sua colheita de alface. O aparafusamento é quando o talo da semente se forma rapidamente, fazendo com que sua colheita de alface tenha um sabor amargo. Felizmente, em um clima mediterrâneo ameno, fugir é algo com o qual você raramente precisa se preocupar. No entanto, como medida preventiva, sempre plante alface durante a primavera fresca e final do verão até o início do outono para garantir que sua cultura receba as temperaturas ideais.
Fornecer sombra e umidade adequada
A alface é uma planta de pleno sol a sombra parcial. A sombra parcial, especialmente durante as partes mais quentes do dia, protege as suas culturas de alface e evita que adquiram um sabor amargo. Use culturas mais altas em seu jardim para proteger a alface da luz solar direta e completa.

Muita água também é muito importante para a produção de alface saudável, saborosa e de boa qualidade. A alface prefere solo úmido e consistente devido ao seu sistema radicular raso. Sem água suficiente, a alface desenvolve um sabor amargo. Mantenha sua alface feliz seguindo um cronograma de rega consistente. Tal como acontece com a maioria das hortaliças, o solo encharcado deve ser evitado para prevenir doenças.
Colheita e armazenamento
O momento em que você colhe sua colheita de alface desempenha um papel importante no sabor. Quando a alface atinge seu tamanho máximo, ela está pronta para a colheita. As folhas jovens e tenras têm o melhor sabor. A alface que permanece no jardim após a colheita torna-se amarga e de sabor amadeirado.
A maneira como você armazena sua alface depois de colhê-la em seu jardim também desempenha um papel importante na manutenção dos sabores amargos. Nunca guarde alface na mesma gaveta com maçãs, peras ou bananas, pois essas frutas liberam um gás que faz com que a alface vire rapidamente e estrague. Se você notar um sabor amargo na alface recém-colhida, a extensão da Universidade de Illinois recomenda colocá-la na geladeira a 0°C e 96% de umidade por dois dias. Depois, um pouco da amargura deve ter se dissipado.
Tipos de alface
O tipo de alface que você escolhe para cultivar também desempenha um papel na resistência aos sabores amargos. Algumas variedades de alface são mais tolerantes ao calor e resistentes ao espigamento, que causa amargura, enquanto outras são mais suscetíveis. Por exemplo, alface 'Bibb', também conhecida como 'Boston' ou 'Butter', é altamente suscetível a adquirir sabores amargos se as temperaturas de cultivo não forem ideais. A divisão de agricultura da Universidade do Arkansas recomenda alface 'Buttercrunch', 'Ithaca', 'Ruby', 'Salad Bowl' e 'Romaine' como cultivares que toleram bem o calor e resistem à amargura.