Com sua pequena estatura e frutas vermelhas ornamentais, as romãs anãs (Punica granatum "Nana") são uma adição impressionante aos interiores de casas e pátios nas zonas de robustez das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA de 7 a 11. Elas atingem uma altura madura de 3 metros com um contorno arredondado hábito de crescimento de folhagem perene e flores e frutos vermelho-escuros, que podem ser colhidos quando maduros e usados para propagar novos arbustos. As sementes germinam de forma confiável sob condições muito quentes e produzirão um arbusto maduro e florescente em aproximadamente um ano. No entanto, as sementes precisam de luz para brotar e não devem ser cobertas após a semeadura.
1
Comece as sementes de romã quando a fruta amadurecer para uma cor vermelho-escura sólida. Faça um corte ao redor da pele com uma faca e quebre a fruta ao meio. Retire as sementes com uma colher.
2
Coloque as sementes em um balde ou tigela. Esmague a carne externa cheia de líquido de cada semente. Enxágue o líquido e coloque as sementes em uma folha de papel toalha para secar enquanto prepara os recipientes de plantio.
3
Encha os vasos iniciais de 7,60 cm com terra padrão, sem fertilizantes. Deixe os 1,30 cm superiores de cada pote vazios. Coloque uma semente na terra do vaso e pressione-a levemente na superfície. Não cubra a semente.
4
Neblina as sementes para hidratá-las e fixá-las no solo. Cubra cada pote com um pequeno pedaço de filme plástico. Coloque os vasos em um tapete de germinação ajustado para 21°C perto de uma janela grande. Forneça luz adicional com uma lâmpada fluorescente, se necessário.
5
Regue as sementes sempre que a superfície do solo do vaso estiver quase seca. Use um borrifador para regar, pois é menos provável que a névoa perturbe as sementes ou sature demais o solo.
6
Observe a germinação uma a três semanas após a semeadura. Mantenha as mudas no tapete de germinação por mais duas semanas, ou até que as mudas estejam altas o suficiente para tocar o filme plástico.
7
Transplante as mudas de romã em vasos de terracota preenchidos com uma mistura de envasamento de 2 partes de areia grossa, 1 parte de barro e 1 parte de turfa moída, ou use uma mistura de envasamento preparada comercialmente enriquecida com cal dolomítica.
8
Coloque os vasos perto de uma janela grande virada para o sul ou oeste com pelo menos seis horas de luz solar intensa por dia. Gire os potes meia volta a cada semana para garantir uma exposição à luz uniforme.
9
Forneça água sempre que o solo estiver completamente seco nos 5 centímetros superiores. Aumente um pouco a água quando o arbusto estiver florescendo, de modo que apenas a polegada superior seque entre as regas. Descarte qualquer água que se acumule no pires de drenagem.
10
Alimente a romã mensalmente da primavera até o final do verão. Use fertilizante balanceado, 12-12-12. Aplique o fertilizante na metade da força recomendada e regue bem depois para distribuí-lo por todo o solo do vaso.
11
Podar a romã no início da primavera para estimular uma forma mais espessa e compacta. Remova não mais do que um terço do crescimento das pontas dos galhos usando tesouras afiadas.
Referências
Pontas
- Pulverize as plantas de romã regularmente se a umidade interna cair abaixo de 50%.