A água sob nosso solo é um recurso valioso. As águas subterrâneas constituem cerca de 98 por cento da água doce utilizável na Terra (ver Referências 6). Entender como poluímos as águas subterrâneas nos ajudará a protegê-las da contaminação e garantir que permaneçam disponíveis para as gerações futuras.
O que é água subterrânea?
Simplificando, a água subterrânea é a umidade que é armazenada na terra. Pode ter começado como chuva, neve, granizo ou granizo que encharcou o solo e saturaram o solo. O solo age como uma esponja gigante - a água subterrânea ocupa os espaços entre as partículas do solo. A água subterrânea é importante porque a usamos para beber, bem como para regar as plantações.
Um aquífero é uma área que contém uma grande quantidade de água. É fácil bombear água de um aquífero para beber, lavar, tomar banho ou regar plantações. (Ver Referências 1) Um dos mais importantes aquíferos dos Estados Unidos é o aquífero Ogallala, que fica abaixo de 225.000 milhas quadradas de terra nas Grandes Planícies (ver Referências 4).
O ciclo da água
A água subterrânea não é estacionária - faz parte do ciclo da água. O ciclo da água é um ciclo contínuo. O sol conduz o ciclo da água aquecendo a água nos oceanos da Terra. Parte dessa água evapora no ar e se forma em nuvens. Nuvens geram precipitação. A precipitação que cai sobre a terra torna-se escoamento superficial ou penetra no solo, onde reabastece as águas subterrâneas e os aquíferos. Algumas águas subterrâneas estão perto da superfície, onde escoam de volta para lagos, rios ou córregos. Outras vezes, nascentes liberam água subterrânea ou as pessoas a bombeiam para fora do solo. Infelizmente, isso significa que a poluição também pode se mover pelo ciclo da água. (Ver Referências 2)
Como as águas subterrâneas são poluídas
A poluição atinge as águas subterrâneas de várias maneiras. A água da chuva e o escoamento podem entrar em contato com o solo contaminado enquanto filtram para as águas subterrâneas. Algumas substâncias perigosas líquidas, como resíduos de combustível, solventes e outros produtos químicos, podem se infiltrar no solo e nas rochas e também nas águas subterrâneas. Algumas substâncias oleosas não se misturam com a água, mas permanecem acumuladas no topo, agindo como um contaminante de longo prazo. (Ver Referências 5)
Substâncias naturais podem contaminar as águas subterrâneas. O arsênico é um metal tóxico natural que às vezes entra em poços e torna a água imprópria para beber (ver Referências 3).
Como limpar a poluição das águas subterrâneas
Os contaminantes das águas subterrâneas podem passar despercebidos por anos. Quando os cientistas descobrem a poluição, eles avaliam o risco. Se o perigo para a saúde humana e o meio ambiente for alto, as pessoas podem tentar limpar ou conter a poluição.
As estratégias de limpeza podem incluir bombear a água do solo e tratá-la para remover os contaminantes e, em seguida, bombeá-la de volta ao solo. Às vezes, as pessoas tentam conter a poluição, usando processos biológicos, químicos e físicos para tratar a água enquanto ela ainda está no solo. Um aquífero muito poluído pode ser abandonado e os usuários podem ter que encontrar uma nova fonte de água. (Ver Referências 3, 5)
Formas de evitar a poluição da água
Você pode ajudar a prevenir a poluição das águas subterrâneas. Procure em sua casa por materiais antigos que possam penetrar no solo, como óleo usado, tinta, solventes e outros produtos químicos. Certifique-se de que eles vão para uma instalação de eliminação adequada em vez de no lixo. Nunca jogue nenhum produto químico no ralo e tente usar produtos naturais e biodegradáveis. Minimize o uso de produtos químicos em seu gramado; por exemplo, ajude a arrancar ervas daninhas em vez de pulverizá-las. (Veja Recursos 1, Crianças Também Podem Proteger as Águas Subterrâneas!)