Pense no enxerto como um casamento de iguais em que dois realmente se tornam um. A enxertia funde a parte produtora de raízes de uma árvore, denominada porta - enxerto, com a parte produtora de brotos de outra árvore, denominada rebento. A enxertia é uma maneira útil de propagar árvores que não produzem sementes. Também é usado extensivamente para incorporar um sistema radicular tolerante ou resistente em uma cultivar desejável, mas menos tolerante. Os enxertos de fenda prendem os enxertos no toco de uma árvore.
1
Serrar o tronco de uma árvore jovem com não mais de 6 centímetros de diâmetro em um ângulo de 90 graus em relação ao grão. Faça um corte suave em uma seção do tronco sem nós. Não rasgue a casca ao serrar.
2
Coloque a ponta afiada de uma faca grande no centro do tronco da árvore. Bata nele com um martelo até criar uma fenda de 5,10 cm no tronco.
3
Corte uma seção de 6 a 20 cm de madeira de 1 ano para o enxerto. Selecione um galho com cerca de um quarto de polegada de diâmetro com pelo menos três botões. Marque a parte superior ou inferior do rebento com uma caneta ou marcador, pois ele não crescerá a menos que seja inserido na orientação correta. Coloque uma faca afiada logo abaixo do botão mais baixo. Faça uma fatia lisa, com cerca de 4 centímetros de comprimento até a parte inferior do rebento. Faça um corte semelhante no lado oposto da base do rebento, formando uma cunha romba. O lado da cunha com o botão deve ser um pouco mais grosso do que o lado sem. Prepare um segundo descendente idêntico.
4
Abra a rachadura no tronco da árvore com um cinzel de enxerto. Deslize a extremidade da base de um rebento na fenda posicionada de modo que o botão mais baixo fique voltado para fora. Insira o segundo rebento do outro lado da cunha, com o broto voltado para fora. Remova o cinzel para permitir que a pressão do estoque feche a rachadura e segure os enxertos no lugar.
5
Aplique tinta de enxerto em toda a área da fenda. Verifique a pintura no dia seguinte. Se aparecerem rachaduras, aplique uma camada adicional de tinta.
6
Observe os enxertos para desenvolver brotos durante a próxima estação de crescimento. Após um ano, podar o rebento mais fraco e deixar apenas um no enxerto.
Referências
Pontas
- Use este sistema de enxertia com galhos em árvores maiores. Você pode criar diferentes espécies de maçãs ou peras em uma árvore enxertando diferentes enxertos de cultivares nas pontas dos galhos serrados.
Avisos
- Apenas plantas que estão intimamente relacionadas umas com as outras formam enxertos bem-sucedidos.