As plantas Pothos (Epipremnum aureum) produzem folhas grandes em forma de coração ao longo do crescimento de videiras altas. Elas crescem bem nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA de 10 a 12, mas também são apreciadas como plantas de casa e plantas suspensas. Cortar as hastes ajuda a gerenciar o comprimento das videiras, especialmente ao cultivar as plantas em um recipiente. Pothos tolera podas pesadas e você pode apará-lo em qualquer época do ano para manter sua forma e tamanho.
Examine as hastes do pothos e localize as cicatrizes das folhas. Se a planta estiver em folha, a área onde as folhas se prendem ao caule principal é a cicatriz. Procure uma linha horizontal, causada pela cicatriz da folha, no caule das plantas.
Corte o caule 0,60 cm acima da cicatriz da folha usando uma faca ou tesoura limpa. O pothos envia novos caules em cicatrizes abaixo de um ponto de corte, resultando em uma planta mais cheia e mais curta. Você pode cortar as hastes o quanto for necessário para manter o tamanho desejado.
Aperte as novas hastes à medida que crescem durante a estação de crescimento da primavera e do verão. Aperte as hastes de volta para a folha superior para incentivar mais ramificações e um crescimento mais compacto.
Remova todo o material vegetal podado do vaso depois de cortar o pothos. Regue o pothos até que o solo fique úmido após a poda para evitar o estresse hídrico, pois a planta se recupera da poda e começa a crescer.
Dica
Caules podados de pothos podem enraizar e crescer em novas plantas. Cubra a extremidade cortada do caule com um hormônio de enraizamento e plante-o em solo úmido. Mantenha o solo úmido e o corte pode enraizar e começar a crescer em menos de quatro a seis semanas.